domingo, 5 de dezembro de 2010

A Legalização do Aborto


      A legalização do aborto é um tema muito polêmico no Brasil inteiro,muitos são contra,outros a favor.Esse tema envolve vários aspectos:sociais,políticos,teóricos,teológicos,jurídicos,científicos e etc. Mas sem a legalização do aborto,ocorreria muitas gravidezes indesejadas,então como não dar o direito da mulher sobre o seu próprio corpo ?
     Milhões de adolescentes e mulheres por ano ficam grávidas,sem estar preparadas emocionalmente para ser mãe,sem ao menos o seu próprio corpo estar preparado para a gestação de um bebê,sustentando assim,uma gravidez que põe em risco a própria mãe. Com a legalização do aborto,adolescentes que foram estupradas poderiam abortar legalmente e se livrar do fardo que é ter um filho na adolescência. Adolescentes são violentadas,e assim,a sua juventude é destruída com a chegada de um filho,além de ser violentada,a jovem ainda vai carregar um bebê,mudando assim sua vida drasticamente,sem estar preparada emocionalmente e fisicamente para ter um bebê,dá a luz a uma criança,que cresce sem conhecer seu pai e recebe uma educação péssima por uma mãe inexperiente e desestruturada emocionalmente que ainda está desnorteada com a chegada do filho.
     E não é só a gravidez na adolescência que está sendo questionada,muitas mulheres carregam seus filhos que possuem graves má formações genéticas,fetos anencefálicos,doenças fatais que o bebê não sobreviveria mais de 3 meses fora da barriga da mãe. Então como obrigar uma mãe a carregar o seu filho,sabendo que ele vai morrer ? Como obrigar uma mulher a dar a luz a um bebê que só nasceu para sofrer e não vai ter nem um ano de vida ? Por que não libertar as brasileiras desse sofrimento ? São vários os motivos que levam uma mulher a praticar o aborto : o feto pode ter uma doença grave,pode ser uma mulher que não está preparada emocionalmente para ser mãe,pode ser uma adolescente que o seu corpo nem a sua mente está preparada para a chegada de um filho,pode ser uma gravidez indesejada... existem vários motivos que levam uma brasileira a fazer isso. O aborto deve ser legalizado para dar a mulher o direito sobre seu próprio corpo,o direito de escolha,o direito de ser mãe quando sentir-se preparada,resultando assim,numa vida socialmente ajustada para mães e filhos.
    Em contrapartida, o aborto é considerado um crime no Brasil. O aborto vai contra todos os conceitos éticos,religiosos e morais da sociedade,e ainda é contra a vida. Como legalizar um crime,como matar a vida de uma criança ? Todo ser humano tem o direito de viver,e a vida começa com o processo embrionário. É um total absurdo que pensem em legalizar um crime que destrói uma vida humana. O aborto vai contra a religião. Está no quinto mandamento : “não matarás ”,então como matar a vida de uma pessoa antes que ela desfrute dela ?
    Independente de quão situação seja da mãe da criança,informação é o que não falta. Existem vários métodos para evitar uma gravidez indesejada,e as informações são transmitidas de todos os meios : revistas,televisão,internet,jornal... As vezes,as mães querem abortar porque descobriram que seus filhos tem uma doença muito grave,e por isso querem tirar a vida do feto. O fato é que muitas doenças podem ser solucionadas com uma cirurgia logo após o nascimento,então porque tirar a vida de uma pessoa se ela tem chance de sobreviver ?
    Além do mais,interromper uma gestação é praticamente uma agressão para a própria mulher. Por mais decidida que esteja,o aborto vai abalar a saúde física,emocional e mental da mãe. Depois da interrupção da gestação, a mulher costuma ficar com sentimentos de culpa,depressão,sentimentos de perda,e pode até chegar a cometer suicídio,se estiver em depressão profunda.
    E afinal de contas,por mais despreparada que uma mulher esteja para ser mãe,com a chegada do bebê,o amor materno supera todas as dificuldades. Já houve milhões de casos em que a mãe queria abortar,e quando o bebê nasceu,agradeceu por não ter matado o seu filho. É impossível uma brasileira saber como é o vínculo que existe entre mãe e filho antes de dar a luz ao bebê,então,por que privar a mulher a oportunidade de ser mãe,que vai fazer com que ela amadureça e ame sua prole ?
    E afinal de contas,por que não incluir o pai da criança nessa equação ? Não é só a mãe que decide o futuro da criança,o pai do bebê tem o seu direito. Não se pode simplesmente ignorar a vontade do homem,pelo simples fato de que a mulher carrega o feto. Mesmo que o pai da criança não assuma o seu lugar,não se pode ignorar os deveres paternos.Podemos concluir então,porque há tanto debate sobre a legalização do aborto,que tem se apresentado no Brasil como um problema de difícil solução.


Nenhum comentário:

Postar um comentário